Avenida de França
Proposta para um concurso público para a reabilitação e adaptação de um edifício de escritórios para habitação de custos controlados.
Porto
Portugal
5.800 m²
Colaboração com
André Rodrigues Marques
Baltazar Mateus
2023
Localizada na avenida de França, junto à rotunda da Boavista, a intervenção passa pela transformação de um edifício de escritórios, sem particular valor arquitectónico, em habitação colectiva com 40 fogos.
Uma estrutura em pórtico composta por pilares e vigas, recuada em relação à fachada, ordena a composição interna do programa e dá o mote aos interiores. Uma nova fachada, composta por painéis metálicos perfurados, confere ao edifício carácter e identidade contextualizando-o em simultâneo com a envolvente.
A dimensão dos painéis é repetida, permitindo economias de escala. O uso e deslocação dos painéis pelos habitantes no seu quotidiano empresta dinamismo à facahada.
No piso térreo novas rampas e plataformas de acesso são criadas por forma a cumprir com as exigências regulamentares actuais e as áreas verdes reforçadas por forma a garantir um filtro entre habitações e via pública.